quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Décima Primeira Parte - Outros Recursos


EXERCÍCIO  DE  VISUALIZAÇÃO

         De um livreto da Ponte Para a Liberdade, uma Escola Espiritualista que divulga os ensinamentos dos Mestres Iluminados, chamado “Exercício de Meditação e Concentração”, do Mestre Ascensionado El Morya, FEEU, Porto Alegre, páginas 10-11, vejamos esta prática:

         “ ‘A força vital do ser humano diminui devido ao processo da velhice’ que é aceito pela humanidade.
         Porém, Nós dizemos: ‘O processo de amadurecimento permite que o homem cresça, espiritualmente, para aproximar-se de sua determinação divina e, com o decorrer do tempo, realizá-la’.
         Amados discípulos: qual é o vosso desejo? Certamente, não poderia fechar os olhos ante os fatos assim considerados; contudo, podeis trabalhar a vosso favor: deter e estancar o processo de velhice ou suspendê-lo totalmente. Dou-vos um simples exercício:
         Observai-vos num espelho – a imagem que ele reflete. Depois, vede como, aos poucos, desaparece a aparência envelhecida; vossa pele apresenta-se rosada e fresca; vosso cabelo na cor juvenil; o olhar brilhante e saudável, mostrando-vos uma imagem repleta da alegria de viver e plena de irradiante força vital.
         Tudo o que não corresponde a esta imagem desaparece, e somente expressais saúde e vigor juvenil em vosso invólucro físico.
         Deixai transpassar vosso corpo a sensação e o pensamento – a idéia  da ressurreição. Aceitai esta imagem como verdadeira, como adaptada ao vosso Caminho do Discipulado. Expressai constante alegria. Convencei-vos de que sois o criador e que isto se realizará.
         Mantende a nitidez e a pureza desta imagem sem a intromissão de qualquer dúvida ou imperfeição.”

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

AUTO-SUGESTÃO

         Existe a história daquele cidadão norte-americano que foi desenganado pelos médicos, pois estava com uma doença grave. Após o choque inicial, decidiu que, se haveria de morrer, morreria então de rir. Começou a ver filmes de comédia e, após certo tempo, ao ver que não piorava, ao contrário, que se sentia melhor, através de novos exames constatou que o seu mal havia desaparecido e que estava curado. Na revista “Planeta”, nº 100, de janeiro de 1981, página 24, há uma referência a este indivíduo: “Norman Cousins, a esta altura, já terá entrado para a história da medicina. Em 1977, os médicos lhe disseram que ele tinha uma doença degenerativa do tecido conjuntivo, para a qual não existe remédio. Decidido a curar-se, ele trancou-se com comédias dos Irmãos Marx, provocando em seu cérebro estados de alívio e prazer. Parece que estas emoções foram responsáveis pela alteração química do cérebro de Norman, que acabou curado de sua doença ‘incurável’.”
         O texto abaixo é da revista “Vida e Saúde”, de agosto de 1982:
         “Numa obra que surgiu no princípio deste século, com o título ‘Filosofia da Longevidade’, um autor que teve a sua fase de notoriedade, Jean Finot, chamou a atenção dos seus leitores para a importância que existe em se recusar a idéia da decrepitude e da morte, quando se quer viver jovem durante bastante tempo. /// Com efeito, explicou Jean Finot, só o fato de aceitarmos essa idéia, que nós tememos, e na qual pensamos com maior ou menor angústia, nos deprime. E afirmava que é o medo da morte que abrevia a vida, como efeito de uma espécie de auto-sugestão destrutiva. Portanto, disse ele, bastará que, com um esforço da vontade, sugestionemo-nos no sentido inverso, para recuarmos um bom número de anos dos limites da vida. Tal era a sua teoria. /// Contemporâneo do célebre farmacêutico Émile Coué, que elevou a auto-sugestão à altura de um verdadeiro sistema, Jean Finot observou o papel nefasto que pode desempenhar o desencorajamento e o pessimismo no envelhecimento prematuro. O seu livro tinha por finalidade mostrar o papel que a vontade pode desempenhar como meio de prolongar a vida. /// Escreveu Jean Finot: /// ‘Quando refletimos na repercussão incontestável que a mente tem sobre o corpo, apercebemo-nos facilmente de que a Natureza pôs à nossa disposição certos meios de ação para facilitar a nossa felicidade na Terra. Frente aos nossos olhos vemos numerosos exemplos de longevidade sã e robusta. Façamos com que entre e triunfe na nossa consciência a possibilidade de se viver além dos 100 anos. É necessário que armazenemos em nosso cérebro sugestões benéficas, reconfortantes e serenas... /// ‘Não pensemos muito nas doenças de nossos órgãos, no desgaste dos nossos tecidos, na fatal decrepitude. Nós desconfiamos das nossas forças físicas e intelectuais, da nossa memória, dos nossos dons de conservação e de trabalho, pois que os inimigos da nossa felicidade espiam-nos constantemente. A necessidade de lhes barrar o caminho por meio de boas sugestões e, sobretudo, pela auto-sugestão refletida, torna-se, assim, uma das mais evidentes.’ /// Cada um deve imbuir-se da convicção de que é possível viver pelo menos 125 anos. /// Torna-se mesmo preciso que cada um de nós se habitue a repetir em voz alta uma frase simples do gênero desta: ‘Viverei mais de 125 anos, porque é a duração normal da existência humana.’ /// Com efeito, se se admite a força destruidora das palavras pessimistas, forçoso é admitir-se o poder criador das palavras otimistas...”
         Vejamos o que diz Émile Coué no livro “O Domínio de Si Mesmo pela Auto-Sugestão”, Edições de Ouro – Tecnoprint Gráfica Editora, Rio de Janeiro, 1970, página 20: “Se alguém se persuadir de que pode fazer uma coisa qualquer, contanto que ela seja possível, esse alguém a fará, ainda que seja difícil fazê-la. Se, ao contrário, as pessoas crêem que não podem fazer a coisa mais simples do mundo, torna-se para elas impossível fazê-la...”
         Em 1998, um dia cheguei na estação rodoviária da cidade em que morava carregando três bolsas bastante pesadas. Como não tinha dinheiro para o táxi, tive de ir a pé para casa, um trajeto de mais de um quilômetro. Então, a fim de tornar o percurso suportável, resolvi fazer a seguinte experiência. Fui andando normalmente, as duas bolsas mais pesadas nos ombros, segurando a sacola numa das mãos, sentindo fisicamente o quanto o fardo me maltratava, o corpo pedindo descanso. Mas, isto ignorei, repetindo todo o tempo, mentalmente, que estava leve, dialogando comigo mesmo, não dando atenção ao que acontecia na matéria, firmando constantemente o pensamento na leveza da bagagem. Era este o monólogo: “ – Está leve, está leve, está muito leve!... Como está leve!... Não pesa nada!... Puxa vida, está realmente leve!... Que coisa incrível!... Leve como uma pluma!... Está leve, muito leve!... Fantástico!...” Desconhecendo o que o meu corpo sentia, repetindo isto de forma natural, sem rigidez, descontraído, fui seguindo em frente, não dando importância à dor, o corpo implorando uma parada. Como é a mente que governa o físico, REALMENTE ESTAVA LEVE!... Na metade do caminho resolvi parar, não com o sentido de descansar, mas para trocar as duas bolsas de posição nos ombros. Isto levou apenas uns poucos segundos. Continuei a caminhada, repetindo sempre que era leve. Nestes casos, não se deve usar afirmações negativas, como “não está pesado”. Pois o que aconteceu foi o seguinte. Na metade final do trajeto, sem deixar de dizer a mim mesmo que a carga era leve, O PESO SUMIU... Segui andando como se cada bolsa pesasse menos de um quilo, ou nada. E sentia isto FISICAMENTE... Antes de chegar em casa, há uma subida suave mas longa. Não houve nenhum cansaço, nem peso algum. Era como se não estivesse levando nada. Foi uma experiência extraordinária!... Fiquei impressionado com o poder que reside em nossa mente, que não usamos por preguiça, o qual pode ser utilizado em praticamente tudo. Sofre quem quer!...
         Em um daqueles filmes antigos da série de TV, “Kung Fu”, estrelado por David Carradini, o herói, adestrado nas técnicas iniciáticas e marciais dos mosteiros do Oriente, estando no velho Oeste norte-americano, foi forçado certa vez a ficar um longo tempo encerrado num cubículo cercado de folhas de metal, sofrendo de dia um calor insuportável devido ao Sol rigoroso, e de noite o frio intenso do deserto. Ninguém conseguia escapar daquilo. Findo o prazo, abriram a porta e viram, estupefatos, que o sentenciado saiu caminhando normalmente, do mesmo modo como havia entrado. Estava com ele outro indivíduo, um ianque sem nenhum preparo interior, mas que, instruído pelo companheiro para usar o controle mental sobre as extremas temperaturas, também saiu vitorioso da dura prova. Isto ilustra com perfeição a minha experiência acima descrita. O uso do poder mental, a manifestação no exterior de nossas capacidades latentes, requer apenas certa disciplina inicial, até que vire hábito, uma segunda natureza. Fé, persistência, leveza e ausência de ansiedade farão o resto.
         Vejamos agora algumas auto-sugestões. Elas devem ser repetidas em voz alta todos os dias, de preferência no mesmo horário, antes de dormir, num quarto fechado, após um relaxamento físico bem executado, com emoção e confiança, visualizando mentalmente o que se está dizendo, num estado de calma e serenidade.
         “A FORÇA VITAL FLUI ATRAVÉS DAS CÉLULAS DE MINHA ALMA E MEU CORPO, DANDO-ME MOCIDADE, ENERGIA E UMA SUPERABUNDÂNCIA DE VITALIDADE. AGORA ORDENO A MEUS CENTROS MENTAIS SUPERIORES QUE LIBERTEM A QUÍMICA DA MOCIDADE DENTRO DO MEU CORPO. VIVEREI ATÉ 125 ANOS DE IDADE, NO MÍNIMO, COM TODAS AS MINHAS FACULDADES PERFEITAS E COM GOSTO PELA VIDA.”
         “PROJETO O SONHO DE UM CORPO PERFEITO E SADIO. SEI QUE SOU CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, POR ISSO SEI QUE TENHO UMA NATUREZA  ESPIRITUAL. O ESPÍRITO NÃO PODE FICAR DOENTE, ENVELHECER OU MORRER. AGORA CRIO A IMAGEM DA IMORTALIDADE E ME TORNO PERFEITO, SADIO E ETERNO.”
         “O MEU CORPO SERÁ SEMPRE JOVEM, SAUDÁVEL E PERFEITO. MANTEREI ATÉ UMA IDADE AVANÇADA O MEU CORPO COM SAÚDE. A MINHA PELE ESTARÁ SEMPRE MACIA, ROSADA E ELÁSTICA. O MEU ROSTO É BELO E JOVEM, E CONTINUARÁ SEMPRE ASSIM. MANTEREI PARA SEMPRE A ALEGRIA DE VIVER, A ENERGIA E A MINHA VITALIDADE. EU SOU PERFEITO!”
         “A MINHA MENTE É PODEROSA E COMANDA O MEU SISTEMA NERVOSO E O MEU CORPO FÍSICO. O MEU OBJETIVO É UM COMPLETO REJUVENESCIMENTO BIOLÓGICO, QUÍMICO, FÍSICO E ENERGÉTICO. DESEJO COMPLETA SAÚDE FÍSICA, ENERGÉTICA, EMOCIONAL E PSÍQUICA. POSSUO A PARTIR DE AGORA MUITA FORÇA FÍSICA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL E PODER PSÍQUICO. TUDO ISTO O MEU SER  SUPERIOR ESTÁ PROVIDENCIANDO PARA MIM, NESTE MOMENTO E PARA SEMPRE.”
         “CRIO AGORA UMA CERTEZA INTERNA MUITO GRANDE DE QUE ESTOU IMUNE A UMA SÉRIE DE COISAS DESAGRADÁVEIS: NADA QUE SEJA EXTERNO A MIM PODERÁ ME PREJUDICAR.”
         “TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE QUE VIVEREI MAIS DE 125 ANOS. EU SEI QUE, COM A AJUDA DE DEUS, POSSO VIVER O TEMPO QUE DESEJAR, SEJA 200, 300, 500 OU 1000 ANOS. ISTO DE FORMA ALGUMA VAI CONTRA OS DESIGNIOS DIVINOS OU AS LEIS DA NATUREZA.”
         “EU SOU JOVEM E SAUDÁVEL. AGRADEÇO AO TODO-PODEROSO TODOS OS BENEFÍCIOS QUE TEM ME CUMULADO NESTA VIDA. QUE EU SEJA SEMPRE GRATO! E QUE NÃO ESQUEÇA NUNCA DE AJUDAR MEUS SEMELHANTES, SEMPRE QUE ME FOR POSSÍVEL, POIS ESTA É A LEI DO AMOR UNIVERSAL.”
         Estas afirmações podem ser modificadas à vontade. No decorrer das atividades cotidianas, sempre que vier alguma idéia negativa que contrarie esta auto-sugestão, deve-se anulá-la e eliminá-la, não aceitando que entre na mente consciente. No princípio, isto exige persistência e esforço. Depois, com o tempo, torna-se habitual. Duas coisas são vitais: TER SOMENTE SENTIMENTOS E PENSAMENTOS POSITIVOS e EVITAR A TODO CUSTO PREOCUPAÇÕES E ANSIEDADE. Se nos decidirmos a fazer esta auto-sugestão, mas continuarmos a sentir emoções ruins e a pensarmos coisas negativas, a almejada juventude e longevidade estará seriamente comprometida. A negatividade é a mãe da senilidade e da morte.
         Vejamos três trechos da obra “Nossas Forças Mentais”, de Prentice Mulford, Editora Pensamento, São Paulo, 4ª edição, 1928, Volume III, Capítulo “Imortalidade da Carne”:
         “É muito firme, totalmente firme a nossa crença de que a imortalidade da carne é uma verdadeira possibilidade, ou antes, por outros termos, que todo o corpo físico pode ser mantido vivo, tanto tempo quanto o espírito desejar, e que esse corpo, à medida que os anos passam, em lugar de perder a sua força e vigor primitivos, os verá aumentar e crescer, tornando perpétua a sua juventude.” (Página 43.)
         “Aquele que acolhe com menosprezo a idéia que lhe foi sugerida de que seu corpo possa renovar-se perpetuamente pela aquisição de substâncias novas, fecha voluntariamente a porta aos elementos de vida, abrindo-a, pelo contrário, aos de decadência e morte.” (Página 48.)
         “Um corpo que apareça sempre forte, sadio e formoso, e no qual estas qualidades vão crescendo constantemente, significa que um espírito que recebe continuamente novas idéias, novos planos, novas esperanças, novas aspirações, se abrigou e mora nele. A vida eterna em nada se parece com a decadência vital, com a vida semi-morta da extrema velhice.” (Páginas 54 e 55.)

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

EXPECTATIVA  DE  VIDA

“Mens sana in corpore sano.” (Mente sã em corpo são.)
(Máxima de Juvenal.)

         Os 70 a 80 anos de nossa existência são muito limitados, mesmo porque temos de diminuir deles o terço do tempo que passamos adormecidos. Esta quantidade está “programada” em nosso “computador” biológico, e dela aparentemente não podemos escapar. Mas, que é muito pouco, isso é!... A verdadeira explicação reside no fato de que o nosso estágio de evolução espiritual ainda é bastante inferior, e não podemos deixar de sempre cometer atos negativos, a aumentar o nosso Carma. Quanto mais vivemos, mais asneiras cometemos. E isto não é nada bom para nós! Imagine-se um Nero vivendo por mil anos!... Como disse Lloyd C. Douglas, em “O Manto de Cristo”, página 155: “Um César, rosnara com desprezo, é capaz das maiores maldades, enquanto não der o último suspiro; mesmo que viva mil anos!” Ou Tomás de Kêmpis, em “Imitação de Cristo”: “Vaidade é desejar uma vida longa, não olhando a que seja boa”. E: “De que nos serve viver muito tempo, quando tão pouco nos emendamos? Ah, nem sempre uma vida longa emenda, mas, muitas vezes, mais aumenta a culpa”. Está correto o filósofo romano Sêneca: “O homem não morre; ele se mata”. Bem como Epícteto, filósofo grego: “Se o homem não é feliz, a culpa é dele”. De fontes espiritualistas de alto nível, sabemos que existem Grandes Iniciados e Mestres que, devido ao elevadíssimo grau de pureza, dispõem do tempo de vida que desejarem, chegando mesmo à imortalidade, dependendo isto apenas da sua vontade individual.
         O grande poeta e escritor alemão Johann Wofgang von Goethe, (1749-1832), autor de “Fausto”, disse: “Se o homem quisesse, firmemente, não morreria”. O problema é que não queremos. Esta frase, dita por um dos maiores expoentes do pensamento ocidental moderno, está a declarar que, se tivermos uma consciência plena da potencialidade de nossa mente, praticando inabalavelmente as técnicas de auto-sugestão, hoje tão disseminadas em abundante literatura do gênero, poderemos chegar a idades inconcebíveis, em nosso atual estágio de evolução.
         “...e lembrar-se bem da ‘Lei de Buffon’, segundo a qual, todos os animais mamíferos têm uma duração de vida igual a cinco vezes o seu crescimento, calculada até a completa ossificação dos ossos compridos. /// Esta regra, que é confirmada pela observação em todos os animais – à exceção do homem – daria a este último uma duração de vida de 5 X 25 = 125 anos, em média.” (Revista “Vida e Saúde”, agosto de 1982.)
         “Um dos objetivos da gerontologia (estudo da velhice) é determinar justamente os critérios da idade biológica. Em que estado deveria estar cada um dos nossos órgãos num momento dado da vida? Possivelmente, todos os homens do século 20 apresentam um envelhecimento precoce. Porque, se na natureza a esperança de vida é igual a seis ou sete vezes a duração do crescimento, o homem deveria viver entre 130 a 150 anos.” (Revista “Planeta”, nº 3, novembro de 1972, página 104.)
         “As mais recentes investigações dos biólogos e gerontologistas soviéticos sobre as possibilidades de prolongamento da vida, sem a perda das qualidades essenciais da inteligência humana, determinaram o limite de 170 a 200 anos, para o homem. Esta informação foi publicada no último número da revista ‘A Química da Vida’, órgão de divulgação científica da Academia de Ciências da URSS.” (Jornal “Folha de São Paulo”, de 20-7-1986.)
         “Só envelhece quem quer. O alerta foi dado por cientistas que calculam a previsão de vida multiplicando por 5 ou 6 o tempo necessário para que um ser vivo atinja a fase adulta. Se, por hipótese, um cachorro torna-se adulto aos 2 anos, sua expectativa de vida será de 10 a 12 anos. Se um cavalo necessitar de 4 anos para alcançar seu pleno desenvolvimento, deverá viver de 20 a 24 anos. Um inseto em condições de reproduzir-se em 1 dia deve viver de 5 a 6 dias. Como o homem necessita de 20 anos para atingir sua fase adulta, deveria viver de 100 a 120 anos, em plena posse de suas faculdades físicas e mentais.” (Revista “Planeta”, nº 103, abril de 1981, página 65.)
         “A vida normal do homem, colocado em condições fisiológicas perfeitas, pode atingir os 150 anos aproximadamente.” (“Dicionário de Ciências Ocultas”, edição especial da revista “Planeta”, verbete “Longevidade”.)

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

RESPIRAÇÃO

         O texto a seguir é do livro “O Poder da Meditação Transcendental”, de Anthony Norvell, IBRASA, São Paulo, 1979, páginas 48 e 49:

         “O SEGREDO DE REGENERAÇÃO DA VIDA DE UM MONGE TIBETANO
         Encontrei-me certa vez no norte da Índia com um monge tibetano de um dos grandes conventos do Himalaia. Ele carregava consigo uma roda de oração na qual havia escrito centenas de preces à divindade. Cada vez que virava a roda de oração, essas preces subiam a Deus. Então ele me contou o segredo de sua juventude e vitalidade, pois já havia passado dos cem anos de idade, e ainda parecia e agia como um homem de pouco mais de 50 anos.
         Assim como esta roda de orações faz com que centenas de preces se elevem cada vez que é girada, eu também dedico minha respiração, toda manhã quando acordo, ao espírito cósmico de Deus. Como respiração é o primeiro dom que Ele nos dá e é o último que Ele nos tira, é importante encarar respiração como uma das forças mais vitais na regeneração mental e espiritual. Toda manhã, quando acordo, com minha primeira respiração, faço uma oração de graças por outro dia de vida e em seguida dedico cada respiração daquele dia a Deus, como testemunho vivo de seu Poder, Majestade e Força. Nesse dia, cada vez que respiro, estou sendo recarregado com energia vital dinâmica. Este é o segredo de minha vitalidade e força vital.”

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

MEDITAÇÃO

         Exercício de Meditação Transcendental: o potencial ilimitado dentro de você mesmo.

         APOSENTO: Deve ser isolado e silencioso. Se for à noite, apague a luz e mantenha uma vela branca acesa. Use incenso. Se houver barulho externo atrapalhando, abafe-o ouvindo músicas suaves e harmônicas.
         TEMPO MÉDIO: Trinta minutos.
         POSIÇÃO: Sente-se numa poltrona ou deite-se de costas na cama, as mãos estendidas ao lado do corpo. Olhos fechados até as afirmações.
         RELAXAMENTO FÍSICO: Faça um relaxamento físico completo, começando dos dedos dos pés e terminando na cabeça. Relaxe parte por parte.
         RELAXAMENTO MENTAL: Diga à sua mente: “Paz! Fique quieta e saiba que Eu Sou a Paz!” Esta declaração aquieta, acalma e põe em ordem a sua mente. Evite  toda preocupação, ansiedade e temor. Não lute com os pensamentos, deixe-os vir e ir embora naturalmente. Então você terá um sentimento de calma e um senso de harmonia dentro de si próprio.
         MANTRA: Repita várias vezes o mantra OHM  MANE  PADME  OHM, em voz alta.
         O LAGO: Agora visualize mentalmente um calmo LAGO que se estende dos lados de suas têmporas, indo até onde possa avistá-lo. Este lago é a sua mente. Quando você tiver um pensamento perturbado, visualize uma ondulação ou ondas na superfície do lago, perturbando sua paz e tranqüilidade. A princípio é muito natural que seus pensamentos saltem de um assunto para outro. Não deixe que isso o preocupe, pois gradualmente você será capaz de ter a mente totalmente tranqüila. Quando surgirem tais pensamentos perturbadores, (as ondas), empurre-os mentalmente para baixo, até que sejam submersos no lago. Quando todas as ondas tiverem sido removidas por esse processo mental, a mente ficará quieta e calma como o lago, que ficará tão liso quanto a superfície de um espelho. Quando é lisa, a superfície de um lago reflete o céu azul, o sol dourado e as árvores verdes que crescem à sua margem. Assim, também, quando sua mente está calma e quieta, é um refletor das mais altas forças espirituais do universo. É capaz de refletir a infinita mente cósmica, que pode guiá-lo ao seu destino certo.
         REPITA 10 VEZES: “Encontro-me mentalmente calmo, sereno, em paz e harmonia. Os meus pensamentos estão sob controle: são pacíficos, amorosos, alegres, confiantes. Estou calmo como este lago e minha mente está em perfeita ordem.”
         RESPIRAÇÃO: Respire fundo contando até quatro. Prenda a respiração um momento e solte-a delicadamente num fundo suspiro. Faça isto 5 ou 10 vezes.
         ESTADO ALFA: Elevação, satisfação mental, paz profunda: você está em Alfa.
         AS AFIRMAÇÕES: Escreva o que você deseja conseguir: vencer um vício, melhorar as finanças, escrever um livro, ter mais magnetismo pessoal... Leia em voz alta, com emoção, intensidade e confiança, brevemente, várias vezes.
         VISUALIZAÇÃO: Projete mentalmente o que deseja ser, ter ou fazer, através de imagens mentais e visuais, como nos devaneios. Veja-o com todos os detalhes possíveis. Carregue com intensidade emocional e desejo. A perfeição do poder da visualização é conseguida com o constante exercício.
         RECOMENDAÇÃO: Faça isto todo dia à mesma hora, com o mínimo possível de faltas, com persistência, não duvidando nunca do sucesso: assim, este virá rapidamente.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

EXERCÍCIOS

         EXERCÍCIO PARA HARMONIZAR A ENERGIA INTERIOR
         É chamado “Movimento do Espírito”. Seu objetivo é produzir um maior relaxamento físico e mental, removendo tensões e harmonizando o movimento interno do corpo.

         Na posição SEIZA, (ver figura), pender lentamente a cabeça para a frente até tocar o peito com o queixo, em seguida para trás, para a esquerda e para a direita, relaxando o mais possível. Logo após, girar a cabeça formando um círculo bem aberto no sentido horário e depois anti-horário. Mover então a cabeça à vontade em todas as direções, e finalmente alternar em movimentos rápidos para a esquerda e para a direita, libertando a mente até que o movimento se torne totalmente espontâneo.


EXERCÍCIO PARA RECARREGAR A ENERGIA VITAL
         Denomina-se “Chamada de Força” ou “Energização pelo Sol”. Pode ser feito diariamente, por quantas vezes se desejar durante o dia, a qualquer hora que se julgar necessário. Tem por objetivo entrar em sintonia e captar a energia que emana do cosmos. Melhora a saúde, dá maior tranqüilidade, idéias aclaradas, desenvolve os centros psíquicos e torna-nos mais receptivos às correntes magnéticas.
         Voltado para o nascente, a leste, onde nasce o Sol. De pé, com as palmas das mãos erguidas na altura da cabeça e voltadas para frente, mentalizar um grande sol dourado emitindo raios que são captados pelas mãos. Manter-se assim por 3 minutos, durante os quais as mãos poderão manifestar sensações de frio, calor, formigamento, etc., significando que o organismo está receptivo à força cósmica. Após estes 3 minutos, cruzar os braços colocando a mão direita sobre o ombro esquerdo, e a mão esquerda sobre o ombro direito, mão esquerda por cima, para “fechar o circuito” e assimilar toda a energia captada, isto por 30 segundos.

         EXERCÍCIO PARA LIBERAR BLOQUEIOS INTERNOS
         Localizado três dedos abaixo do umbigo, o ponto chamado TAN DEN funciona como o centro físico do corpo, armazenando e distribuindo a energia para todo o organismo. Quando o Tan Den fica bloqueado, o resultado é um congestionamento na região abdominal, ocorrendo grande tensão interna e fraqueza, pois a energia não flui até a superfície. Neste caso é necessário liberar a energia bloqueada.
         De pé, com as pernas ligeiramente separadas, colocar a mão direita fechada sobre o Tan Den e iniciar uma respiração abdominal profunda e ritmada. Relaxar sentindo que a mão toca diretamente um centro de força, mentalizado como um “sol interior” que emana raios luminosos em todas as direções. Finalmente, após uma última e profunda inspiração abdominal (“puxar” a energia) projetar rapidamente os braços para cima e todo o corpo para trás, expirando todo o ar e emitindo bem alto o som “RÁ”. A intensidade do grito é uma boa medida do grau de bloqueio interno (ansiedade, medo, inibições, etc.) de cada pessoa.

         EXERCÍCIO PARA IMPOTÊNCIA E EJACULAÇÃO PRECOCE
         De pé, pernas ligeiramente abertas, projetar a pélvis para frente, contraindo fortemente os glúteos.
         (Pélvis = cavidade óssea da bacia.)
         (Glúteos = que diz respeito às nádegas.)

         EXERCÍCIO PARA CAPTAR A ENERGIA DAS PLANTAS
         Existem dois exercícios para captar o magnetismo e o poder curativo proveniente das árvores:
         1. Sentar ao pé de uma árvore encostando toda a coluna vertebral em seu tronco, beneficiando especialmente o sistema nervoso.
         2. De pé, a meio metro de uma árvore, encostar apenas o peito no tronco, para fortalecer o sistema neurovegetativo, contribuindo para as funções respiratórias, digestivas e genitais.

         EXERCÍCIO TELÚRICO
         Um ótimo exercício para ativar todo o organismo é caminhar descalço em contato direto com a terra, especialmente em terreno acidentado com pedrinhas arredondadas. Caminhar descalço de dez a trinta minutos diários de manhã cedinho, enquanto ainda há orvalho na grama, constitui um ótimo recurso para a saúde.
         Seria excelente adquirir um sapato, sandália ou chinelo com solado exclusivo de couro, para que haja troca de energia entre os pés e o chão, pois calçados sintéticos de plástico ou outros materiais não orgânicos impedem e anulam a comunhão com a energia da terra. 

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

ENERGIA

         O texto a seguir é do livro “Meu Caminho: o Caminho das Nuvens Brancas”, de Bhagwan Shree Rajneesh, Tao Editora Ltda., São Paulo, páginas 236 a 243:
         “E, atualmente, os cientistas dizem que a morte é um acidente e que o corpo pode continuar infinitamente. Eles dizem que a existência da morte é desnecessária. Existe porque não temos sido capazes de usar a energia infinita que nos circunda.
         Portanto, esta é a primeira coisa que se deve lembrar: você faz parte de uma  energia infinita. Lembre-se e sinta isto constantemente. Movendo-se, andando, comendo ou dormindo, sinta que você é infinito. É o que dizem os Upanishads: sinta sempre que você é Brahma (Deus), o Eterno.
         Sentindo cada vez mais, você terá consciência de que não está perdendo energia. A fonte torna-se disponível e você se transforma num veículo.
         Então, faça tudo o que você quiser fazer – só por fazer, ninguém perde energia. Este é um dos enganos da mente humana: quando se faz alguma coisa, perde-se energia. Não. Se você pensa assim, está perdendo. Não por fazer, mas por pensar assim. Mas se pensar diferente, ganhará energia quando fizer alguma coisa. E se não pensar nada, também não estará perdendo.
         Quando as pessoas se aposentam começam a pensar que agora têm menos energia e por isso precisam repousar mais e relaxar; não devem fazer nada ou estarão perdendo energia. E assim elas morrem mais cedo do que deveriam. As estatísticas mostram que o tempo de vida diminui dez anos: uma pessoa que trabalhando, pode viver setenta anos, aposentada, vive sessenta.
         O seu corpo é um dínamo. Quanto mais é usado, mais energia é gerada pelas fontes internas. Se você não a usa, não há necessidade de ser suprida. E aos poucos o suprimento cessa.
         Seja mais ativo e terá mais energia. Seja menos ativo e perderá muita energia. A energia não se perde através da atividade; através da atividade, ela é renovada. Quanto mais energia você usar maior será a disponibilidade da fonte.
         Veja as árvores. O sol nasce e a água começa a evaporar de suas folhas. No momento que as folhas evaporam a água, começa a circular uma nova água vinda das raízes, pois o processo é longo. A folha libera água e cria uma secura. Essa secura começa imediatamente a sugar água do galho; aí o galho seca e começa a sugar água do tronco. E assim por diante até chegar à raiz, que suga a água da terra.
         Se as folhas pensassem: se evaporarmos a água morreremos, sentiremos sede – a planta morreria. Porque então as novas fontes não estariam disponíveis e as raízes não poderiam funcionar.
         Você também tem raízes no infinito. Quando usa a energia está sugando a energia do infinito. As suas raízes começam a trabalhar.
         É um grande engano da mente humana achar que perdemos energia através da atividade. Não. Quanto mais ativos, mais energia temos. E isto vale para qualquer atividade em qualquer direção da vida. Ame mais e terá mais amor para dar. Seja um miserável e pense: se eu amar, estarei dissipando o meu amor; mais cedo ou mais tarde não terei mais amor, por isso é melhor preservá-lo. Aí seu amor morrerá e você não será capaz de amar.
         Ame e mais amor estará disponível. Quanto mais você usa, mais tem – esta é a lei da vida. Você pode comer o doce, e, ao mesmo tempo, tê-lo. Seja em que direção for, compaixão, amor ou atividade, a regra é a mesma. Se você quiser ser uma fonte infinita de amor, dê amor o mais que puder. Não seja miserável, pois só os miseráveis perdem energia. E nos sentimos sempre tão dissipados porque somos todos miseráveis. Mas pensar assim pode ser perigoso, pode ser venenoso. Se você pensar assim, a idéia começará a trabalhar – e a mente trabalha através da hipnose.
         Por exemplo, há poucas décadas pensava-se em todo o mundo que cada indivíduo possuía uma quota limitada de energia sexual. Esta idéia criou misérias sexuais em toda a gente. A idéia em si é um engano. E se você a tiver em sua mente, sempre que estiver fazendo amor, estará se auto-hipnotizando – achará que está perdendo energia. E aí a energia será perdida.
         Esta idéia fica impressa em sua mente, e ao fazer amor você está tão vulnerável, tão receptivo, tão suave, tão expressivo, que tudo o que estiver pensando, penetrará profundamente. E virão então as conseqüências: você se sentirá dissipado, sentirá que perdeu energia.
         E sentindo-se assim a idéia ficará ainda mais fortalecida. Isto torna-se um círculo vicioso.
         Atualmente, os cientistas, os biólogos, dizem que o sexo é uma energia infinita. Você não a perde, porque está sendo criada diariamente pela alimentação, pela respiração, pela atividade. É criada; não é uma coisa comprada que se você usar uma certa quantidade, esta quantidade estará perdida e você terá menos. Não é assim.
         Ela não é nada que se compre. Está sendo criada a todo momento. Se você não a usar, ela envelhecerá e morrerá. Se não a usar, você envelhecerá e morrerá. O fluxo cessará. Mas se você estiver sempre fluindo, cada vez mais essa energia estará disponível.
         (...)
         Até há pouco tempo, as crianças aprendiam que qualquer perda de sêmen, seja como for, é muito destrutiva. Pode-se enlouquecer, ficar aleijado e, no mínimo, perder a inteligência. E a probabilidade de ficar louco, excêntrico e fraco será muito maior.
         Isto é absolutamente falso! Mas fez com que muitos enlouquecessem, que muitos enfraquecessem, ficassem estúpidos e medíocres, por causa da idéia... E é uma idéia tão perigosa, que aos quatorze ou quinze anos, quando a criança começa a crescer e ficar mais madura... começa a perder sêmen! Ela não pode fazer nada para evitar. Começa a se masturbar, e se a moralidade for exagerada, não se masturbará. Mas as ejaculações noturnas acontecerão; e à noite, ela perderá sêmen. E em volta, a propaganda não pára: se você perder sêmen, tudo estará perdido.
         (...)
         As crianças pequenas não sabem nada. E elas são muito receptivas. Se toda a sociedade ensina isso, elas acabam sendo hipnotizadas. E não há nada que possam fazer – o sêmen flui; se o corpo está pronto, fatalmente o sêmen tem que sair. O ensinamento está em toda parte e elas não podem dizer a ninguém que o sêmen está saindo. Ocultam o fato. Sofrem por dentro. São constantemente torturadas e pensam que agora... Começam a achar que são exceções porque não podem saber que todos passaram pela mesma coisa. Ninguém falou nada, ninguém comentou. E tudo o que se fala sobre isso, fala-se contra.
         Assim, cada menino acha que é uma exceção, que só ele está passando por isso. Logo começa a sentir-se atordoado, começa a sentir que sua inteligência está diminuindo, que está enlouquecendo e que sua vida está sendo desperdiçada. Muitas  pessoas escrevem-me cartas dizendo que suas vidas estão sendo desperdiçadas, porque estão perdendo muito sêmen, estão perdendo muita energia sexual.
         Mas a idéia é muito perigosa. E se a idéia existe, a coisa acontece. Acontece através da hipnose.
         Qualquer idéia pode tornar-se um auxílio ou um obstáculo. E é difícil viver sem idéias. Portanto, antes que você alcance um estado de mente em que não haja pensamentos – e aí tudo torna-se disponível espontaneamente – antes disso, é melhor ter esta idéia em sua mente: você faz parte de uma energia infinita. E portanto está ganhando e  não perdendo. Por estar dando, você está repondo e não perdendo.
         Amor, sexo ou atividade – seja o que for, lembre-se e tenha sempre a idéia de que se você der alguma coisa as raízes poderão dispor de muito mais, muito mais lhe será dado. Deus dá; dá incondicionalmente.
         Se você também der, suas mãos estarão sempre cheias e Deus poderá lhe dar muito mais. Se você for miserável, romperá o seu relacionamento com Deus. Viverá então como uma pequena onda, sempre temendo perder.
         Viva como um oceano. Seja oceânico.
         Nunca pense em perdas com relação a nada. Nada se perde, nada pode ser perdido. E você não é individual, apenas parece ser. O Todo está unido a você e você é só uma face do Todo, é o modo como o Todo aconteceu. Não se preocupe, porque o Todo não acaba nunca. A existência não tem começo nem fim.
         Alegre-se, celebre, seja ativo e seja alguém que dá. Seja um doador total, que nunca pensa em reter ou segurar coisa alguma; é a única prece possível. Dar é uma prece. Dar é amar. E aqueles que podem dar sempre terão mais para dar.”

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

RESPIRAÇÃO LONGA E PROFUNDA & RESPIRAÇÃO DO FOGO.

Técnicas de Respiração

### A maioria de nós não sabe respirar adequadamente. Nós fazemos uma respiração curta e rasa, como se tivéssemos medo de que a respiração fosse nos machucar. A nossa respiração deveria ser longa e profunda, para que pudéssemos energizar e alimentar o nosso corpo.
### Quando pela primeira vez me chamaram a atenção sobre a minha respiração, me ensinaram também a respirar contando até quatro. É um trabalho fantástico, com resultados estupendos. Você começa a encher os pulmões, numa contagem bastante lenta até quatro, expandindo a   caixa toráxica, com o objetivo de encher plenamente os pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, ao sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rápida inspirada. Segure o ar na contagem de quatro, e exale também na contagem de quatro. E quando sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.
### Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por seu corpo. Às vezes, quando você começa a praticar mais intensamente a respiração, poderá se sentir um pouco tonto, mareado. Saiba que isto é o efeito da energia já atuando em seu corpo.
### Eu costumava caminhar e controlava a respiração com os meus passos. E depois, quando comecei a perceber que já respirava tranqüila e automaticamente nesta contagem de quatro, comecei a aumentar gradativamente a contagem para seis, depois oito. Você saberá o seu limite.
### Na respiração do fogo é diferente. Nela, você se concentra nas exalações, em como o ar é expulso dos pulmões com vigor, e como as inalações acontecem como uma resposta automática. A respiração correta ainda é auxiliada pelos músculos da barriga a empurrar o ar para fora. Colocando as mãos na barriga você perceberá o que eu estou falando. Na realidade, suas mãos agem como lembretes para usar aqueles músculos corretamente. Todo o seu abdômen é usado para expelir o ar dos pulmões. Vigorosamente. Você deve até escutar o ar saindo, num jato de ar.
### Como o fogo na Respiração do Fogo está relacionado com o centro de poder ou terceiro chakra, é exatamente lá que a respiração acontece. Usando o diafragma e os músculos do estômago, você força o ar para fora.
### A respiração alternativa pelas narinas é a seguinte a ser praticada depois das duas acima. Depois de fazer o primeiro exercício por algum tempo, leve a mão até o rosto com a palma da mão voltada para você, e coloque o polegar em uma narina e o indicador na outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar, bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina, usando a primeira técnica. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque o polegar na outra narina e inale, prenda, exale.
### Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de 8 a 10 vezes. Você se sentirá calmo e ao mesmo tempo energizando os chakras.
### Esta é uma técnica para familiarizá-lo com a Kundalini Yoga. Às vezes, estar consciente do movimento do diafragma requer alguma atenção, até que você consiga fazê-lo naturalmente, para que a força e o fluxo do prana se estabilizem.

Respiração Longa e Profunda

### Esta respiração é ensinada primeiramente porque com ela você pode tomar consciência da distensão e contração do diafragma, e depois a Respiração do Fogo pode se tornar mais natural.
Sentando-se com as pernas cruzadas, na respiração longa e profunda você preenche primeiro a área abdominal, inalando o ar para baixo, pressionando o ar cada vez mais para as áreas mais baixas. Arqueando o corpo um pouco para frente, com as mãos sobre os joelhos, com os braços estirados, pressionando as palmas para dentro contra os joelhos. A cavidade do peito se abrirá para frente para que você possa pôr alguma pressão nos pulmões, não só na área abdominal, como também preencher a parte superior na área do peito, e, finalmente, por causa do arco na coluna, a parte superior de seus pulmões serão inflados sem que você tenha a necessidade de abrir a caixa toráxica ou elevar os ombros.
### Com os pulmões cheios, prenda a respiração e pressione os ombros para trás para expandir o peito para fora, para que a pressão total do diafragma seja sentida. E depois contraia todo o diafragma da parte superior do peito para o abdômen, espremendo o ar para fora.
### Respirando desta maneira pelas narinas, por várias respirações, o fluxo da consciência da energia (prana) pelo diafragma pode ser sentido pressionando para baixo e distendendo o ar para a região inferior dos pulmões, onde a maior parte do sangue circula, e então enchendo para cima a parte do peito e das costas para a frente e para a parte superior dos pulmões.
### A pressão nos pulmões em todas as áreas também gera energia em todas as terminações nervosas. Todo o corpo é afetado, tanto com a respiração quanto com a pressão dos nervos.
### Quando a Respiração longa e profunda é feita desta maneira, o foco nos músculos do abdômen, peito e ombros envolvidos na respiração começa a retroceder quando o movimento de fole do diafragma é sentido.

Respiração do Fogo (Agni-Prasana)

### Uma respiração de limpeza e energização movida pelas contrações abdominais.
### Depois que o diafragma é sentido na respiração longa e profunda, existem duas maneiras de se obter a Respiração do Fogo, onde o ar é inspirado e bombeado para fora com ritmo, como um fole, sem que qualquer tensão seja sentida nos músculos abdominais, peito e músculos da caixa toráxica ou ombros, que permanecem relaxados durante a respiração para que você consiga continuar no ritmo indefinidamente sem qualquer esforço.
### Um modo bom para se começar a Respiração do Fogo é pela Respiração Longa e Profunda. E logo que os pulmões estão cheios e completamente estendidos, como descrito acima, para expulsar o ar imediatamente e assim que o ar estiver completamente fora, imediatamente expanda os pulmões novamente enchendo-os plenamente. E a cada vez, arqueando a sua coluna para frente e pressionando as palmas das mãos para dentro nos joelhos para que você sinta suavemente o diafragma enchendo os seus pulmões das costas para a frente, e depois, contraindo novamente.
### A cada respiração você expande um pouco mais rápido e contrai um pouco mais rápido até, sem expandir ou contrair completamente, você sente um ritmo se estabelecendo e se firmando. Quando você pega este ritmo, você logo perceberá que ele se estabelece e você simplesmente "é respirado", i.e., a coisa acontece naturalmente sem qualquer esforço.
### A Respiração do Fogo 'carregará' por completo todo o seu sistema nervoso, forçando as glândulas a secretarem e a purificar o  sangue. E quando isto é feito juntamente com determinadas posturas e movimentos que colocarão contrações (pressões) ou expansões (liberação) nos plexos neurais e centros glandulares, o fogo terá sido produzido nestas áreas e você estará completamente carregado.
### Quando uma área se torna carregada, o fluido seminal é liberado na corrente sangüínea e flui para aquelas áreas para que elas, gradualmente, mantenham aquela carga e a pressão prânica levando-a para todo o corpo, convertendo Bindu (energia Rajástica) em Ojas, (energia Satívica), que enche e permeia todo o seu corpo e mente.
### Gradativamente, em poucas semanas todo o seu corpo se torna equilibrado com uma força dinâmica interna. E à medida que esta carga é construída e polarizada, a mente se torna firme, límpida e brilhante, criando uma sensação de ‘radiação’ sentida dentro, em volta e por todo o seu corpo e cabeça. Sua mente se torna mais receptiva e aberta para você notar uma conexão automática entre seus objetivos e experiências e a plena satisfação delas. Um sentimento de Unicidade e completude começará a emergir como uma realidade cada vez mais clara e presente.
### Aos poucos, também, as tendências da mente em relação ao físico e ao mental começarão a desaparecer e você hospeda em sua presença satívica (sem a noção egóica do "eu" ou "meu") o Coração Radiante Auto-Emanador, onde o "EU SOU" é a Verdade simples e única.

A Respiração Energética 4/4

### Durante o intervalo de qualquer atividade que possa estar lhe causando algum estresse ou cansaço físico e mental, você pode praticar esta respiração para relaxar e energizar suas forças e combater fadigas e sentimentos acumulados de forma excessiva. Em jogos ou esportes, isto pode rejuvenescer e fortalecer sua coordenação e espírito competitivo, e, muito provavelmente, lhe manter livre de acidentes.
### É uma grande técnica, principalmente quando você tem muito pouco tempo para se restaurar. Se exercitar isso 2 ou 3 vezes ao dia, em momentos estratégicos (antes das refeições, encontros de negócios, dirigindo para casa, etc.) e quando começar a se sentir cansado, logo notará uma grande diferença em suas atitudes e na forma de como se sente.
### Sente-se com as costas eretas, junte as palmas na altura do centro do coração, com os dedos apontando para cima. Feche os olhos, focando o olhar para o ponto no centro entre as sobrancelhas. Inale, quebrando a respiração em 4 partes iguais de "cheiradas", enchendo os pulmões completamente na quarta vez. Ao exalar, libere o ar em 4 partes igualmente distribuídas, esvaziando os pulmões por completo na quarta vez.
### Em cada parte, tanto da inalação quanto da exalação, puxe o ponto do umbigo em direção à coluna. (Quanto mais forte você bombear o umbigo, mais energia você irá gerar.) Um ciclo completo de respiração (inalação e exalação) leva aproximadamente 7-8 segundos. Continue por 2-8 minutos.
### Se você pressionar as mãos com bastante força e fizer a respiração vigorosamente, com apenas 1 minuto você se recarregará. Se estiver em um momento onde há muita ansiedade e confusão mental, acrescente o Mantra "Sa - Ta - Na - Ma" mentalmente, a cada inalação e a cada exalação.
### Sa=Imensidão      Ta=Vida      Na=Morte       Ma=Renascimento.
### No final, inale profundamente, pressione as palmas com bastante força por 10-15 segundos, prendendo o ar. Crie uma tensão muscular em todo o corpo pressionando o mais forte que puder. Exale vigorosamente e repita a inalação, prenda, pressione as mãos e exale. Agora relaxe e permita que toda a tensão de corpo simplesmente desapareça.
### Se precisar descansar um pouco, deite-se imediatamente com os olhos fechados e relaxe por 2-5 minutos. Faça algumas respirações profundas e lentas, espreguice, e, então, você estará pronto para a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário